Cronologia



Cronologia de Santa Inês de Praga


Ano

Acontecimento

1211

Nascimento de Santa Inês (Anezka) em Praga, filha do rei Otocar I da Boêmia e de Constância da Hungria.

1214

Inês é prometida em casamento ao príncipe polonês Boleslav. É enviada, junto com sua irmã mais velha Ana, a Trebnica, na Polônia, para ser educada num mosteiro cisterciense, onde vivia sua tia-avó Santa Edwiges.

1217

Inês, após a morte de seu noivo, volta para a Boêmia. E é transferida para um mosteiro premosntratense, fundado por seu avô São Venceslau, em Doksani.


1219

Inês vai para a corte de Viena, na Áustria, para ser educada como futura esposa de Henrique, rei da Sicília e da Alemanha, filho do Imperador Frederico II.




1225

O noivado de Inês com Henrique é rompido, e ela retorna para Praga.

A partir deste ano os Frades Menores estabelecidos em Praga sob os cuidados de Inês e da família real, transmitem as notícias sobre as novas formas de vida religiosa iniciadas por Francisco e Clara na Itália.

1228
Inês recebe a primeira proposta de casamento do Imperador Frederico II.
O Inglês Henrique III também propõe casamento à princesa da Boêmia.


1230

Morre o pai de Inês o Rei Otokar I.
Início do reinado do irmão de Inês, Venceslau I.

1231
Morte de Santa Isabel da Hungria, prima de Inês.



1232-1233
Com recursos próprios, num terreno doado por seu irmão Venceslau I,  Inês empreende a contrução do Hospital São Francisco, que confiou à fraternidade dos Hospitaleiros, que se tornou uma verdadeira Ordem religiosa masculina, com o nome de Crucíferos da Estrela Vermelha, aprovados por Gregório IX. Inês também mandou edificar um convent e uma Igreja para os frades Menores, e um Mosteiro para as Irmãs Pobres, no qual ela mesma pretendia ingressar.





1234




A princesa Inês solicitou um grupo de irmãs diretamente do Mosteiro de São Damião de Assis, para começar a vida religiosa no Mosteiro da Boêmia. Porém não foi de Assis, mas de Trento que obteve cinco irmãs clarissas, por bula de Gregório IX. Com estas clarissas e mais sete jovens da nobreza boêmia, iniciou a vida religiosa na festa de Pentecostes deste ano no Mosteiro das Pobres Damas de São Damião de Praga.

Inês recebe a primeira carta escrita por Clara de Assis.


1235
18 de maio - Pela carta Cum relicta saeculi, Gregório IX quer que Inês de Praga aceite propriedades. Pode ter motivado a segunda carta de Clara a Inês.


1237

O Papa Gregório IX aprova a Ordem dos Crucíferos da Estrela Vermelha, fundada por Inês, para atender o Hospital São Francisco edificado por ela em Praga.




1238
Segunda e Terceira Carta de Santa Clara a Santa Inês de Praga.

15/04 - Carta Pia credulitate tenente, Gregório IX aceita a renúncia dos bens feita por Inês de Praga e concede, a contragosto o privilégio da pobreza.
11/05 – Carta Angelis gaudium, de Gregório IX para Inês de Praga.

Carta Ex parte carissimae, do Papa para Inês.  
1240
Morre a mãe de Inês, a Rainha Constância.



1243

Inês escreve ao Papa Inocêncio IV procurando ter a possibilidade de professar a Regra de São Francisco, mas não consegue alcançar este objetivo

Na carta In divini timore, Inocêncio IV diz a Inês de Praga que as Irmãs têm que obedecer a Forma de Vida de Hugolino.

1245
A Bula  Solet annuee confirma a Regra de Hugolino.


1247

06/08 - Pela Bula Cum omnis vera religio o Papa Alexandre IV promulga outra Regra, onde a Regra de São Bento é substituída pela de São Francisco. Mas em relação à questão da pobreza, admite ter posses e renda; entretanto, Inês já havia conseguido em 15 de abril de 1238 a aprovação do Privilégio da Pobreza para o seu Mosteiro.


1248
O Rei Venceslau I, irmão de Inês, sofre com rebeliões promovidas pelo próprio filho Otokar. Inês promove uma reconciliação entre ambos.


1252

A sede da Ordem dos Crucíferos mudou-se para Ponte Judith, na margem direita Rio Vltava.




1253

Inês recebe a Quarta Carta de Clara.

A Regra de Santa Clara é aprovada pelo Papa Alexandre IV.

Morte de Santa Clara em Assis.

Morte do Rei Venceslau I, seu filho sobe ao trono com o nome de Otokar II.


1267


Canonização de Santa Edwiges, tia de Inês.
1277
Ingressa no Mosteiro Kunhuta, filha do rei Otokar II, sobrinho de Inês.

1278
No dia 26 de Agosto, durante o ofício vespertino, Inês tem a visão do trágico fim do seu sobrinho, o rei Premysl Otakar II, morto naquele dia na batalha de Morávia.

1281

A Boêmia passa por um período difícil de fome e peste. Muitos mortos.



1282

Inês morre com setenta e um anos de idade, tendo dedicado tudo de si para tornar o Mosteiro de São Francisco um espelho da vivência do ideal franciscano e clariano. Foi sepultada na igreja da Bem-aventurada Virgem Maria, diante do altar.


1319-1328

Entre este período é composta em latim uma Legenda da vida de Inês, a pedido da rainha Elizabeth da Boêmia.


1643

Depois de ter ficado um grande tempo perdido o sarcófago de Santa Inês é reencontrado, este fato causou grande alegria em Praga.

1782
O Mosteiro fundado por Santa Inês e onde ela viveu é extinto.


1896


Um manuscrito original da Legenda de Santa Inês é encontrado  é descoberto em Milão, por Aquiles Ratti, futuro Papa Pio XI, na Biblioteca Ambrosiana, juntamente com uma cópia direta ou pelo menos bem antiga das Cartas de Santa Clara à princesa clarissa de Praga.

1974
Inês de Praga é beatificada pelo Papa Pio IX.


1989
12/11 - Inês é canonizada, em Roma, pelo Papa João Paulo II.

17/11 – Fim da “Revolução do Veludo”, que significou a libertação da Tchecoslováquia (Que em 1993 se dividiu em República Tcheca e Eslováquia) do regime totalitário. Muitos veem neste fato a intercessão de Santa Inês, recém canonizada.